sexta-feira, 22 de junho de 2007

Need for Speed: Carbon


Veja o que muda na série de corridas da EA. Análise!

Depois de reiniciar a franquia com Need for Speed Underground, a EA continua produzindo corridas de rua sólidas sob a faixa de Need for Speed. Need for Speed Most Wanted do ano passado, que traz hilárias cenas superiores de ação ao vivo e seriamente tensas perseguições policiais, provou ser um alto padrão para a franquia. Agora Need for Speed Carbon, que diminui a importância do papel das perseguições policiais, introduz alguns mecanismos de corrida em equipe simples, e ocasionalmente tira ação das ruas da cidade e leva-a ao cânion. O novo gameplay sempre melhora a experiência, mas a corrida ainda pode ser bastante intensa.Confira os fatos!Carbon continua a estoria onde Most Wanted parou. Para aqueles que não sabem, Most Wanted terminou com o personagem recuperando seu carro roubado e se mudando da cidade de Rockport. Cross continua sua perseguição. No inicio de Carbon, você está a caminho de Palmont City quando Cross, agora um caçador de recompensas, te alcança e destrói teu carro durante a perseguição. Antes que ele possa coletar a recompensa, seu amigo Darius aparece e suborna Cross. Você então é colocado para trabalhar, assumindo a liderança de outras gangues de corrida de rua rivais em Palmont City. Parece que você tem uma historia nesta cidade que antecede os eventos em Most Wanted. E durante o curso do jogo, você aprenderá mais sobre a noite da cidade na qual você saltou. Personagens diferentes farão oposição a você na noite em que você supostamente foge com uma grande mala de mão vermelha cheia de dinheiro. E pelo final do jogo, você não descobrirá o que realmente aconteceu, mas você terá dominado o território de corrida de rua em Palmont City.Fora do gameplay, um dos melhores aspectos de Most Wanted era o modo como usava atores vivos em ambientes CG para suas seqüências de estórias. Estas seqüências invariavelmente trazem uma porção de tipos de atores/modelos, tentando falar difícil e falhando um pouco nisso. A técnica permanece a mesma em Carbon, embora haja mais seqüências de estórias agora e um tom moderadamente mais consciente. O pesado uso de flashbacks é uma idéia interessante, mas a estória termina sendo um pouco confusa. E nenhum dos vilões acabam sendo particularmente ameaçadores.Most Wanted tinha você correndo para aumentar sua visibilidade com a policia e assumir as mais notórias corridas de rua em Rockport. Em Carbon, é tudo sobre gangues. Palmont City é dividida em quatro territórios maiores, cada um é periodicamente controlado por diferentes grupos de corrida de rua. Cada território é então dividido de novo em zonas, e dentro de cada zona, você encontrará pontos iniciais para uma variedade de diferentes eventos de corridas. Vencer pelo menos doze eventos em uma zona colocará você no controle. E uma vez que você assume todas as zonas no território, você assume a liderança do grupo. Conforme você vai estendendo seu alcance em Palmont City, grupos rivais voltarão e tentarão retomar o território da mesma forma que você fez, forçando você a aceitar o desafio se quiser manter o controle. Tendo que voltar e correr de novo eventos que você já ganhou é um pouco estranho, mas a estrutura é boa e dá a você uma porção de boas opções para as corridas em qualquer ponto. Seus companheiros controlados por computador se dividem em três diferentes tipos de comportamentos – bloqueadores, estratégicos, e observadores. Bloqueadores te atrapalharão, deixando oponentes te ultrapassar. Os estratégicos permitirão que utilize a resistência do ar quebrada por eles, dando a você velocidade extra da estrada reduzida, de lá você pode sair para o lado e arriscar seu caminho passando por eles. Observadores têm uma habilidade para encontrar rotas alternativas e atalhos que podem ser achados na maioria das corridas, e eles têm rastreadores de néon que os seguem, tornando fácil para você tirar proveito disso. Você definitivamente se encontraria em corridas onde a influência em sua pilotagem é a diferença entre ganhar ou perder. Os bloqueadores são realmente efetivos em tirar os competidores que estão atrás de você, e mesmo assim, eles não são muito confiáveis. Os estrategistas funcionam como propaganda. Os observadores são os menos úteis dos três porque os rastreadores de néon não parecem ir longe uma vez que o carro que você dirige vai mais rápido, e eventualmente, não há tempo suficiente para você antecipar uma rota alternativa. Se você não chamar a responsabilidade, você deve esperar que sua equipe apareça. Mas em determinados pontos nos encontramos sendo empurrados e fechados em diversas ocasiões. Não é terrível de experimentar, mas algumas vezes você vai desejar que eles sumissem. O jogo se baseia em alguns tipos de corridas muito testadas e aprovadas, mas também atira algumas curvas. Você encontrará muitas cosias comuns, tais como circuito de corridas baseadas em curvas, corridas de ponto-a-ponto, e corridas de checagem de pontos. Mas há também algumas corridas únicas, tais como a corrida de velocidade-e-obstáculo, onde o lugar onde fica é determinado pelo seu MPH cumulativo conforme você corre por uma série de obstáculos de velocidade. A maioria das corridas acontece nas ruas da cidade de Palmont, mas há também eventos planejados, os quais acontecem tanto em um curso de corrida mais fechado quanto em estradas de cânion que rodeiam a cidade. O modo de lidar com o carro muda completamente em eventos planejados e é sentido muito mais traiçoeiro do que no resto do jogo, que chama novamente os eventos encontrados em Need for Speed Underground 2.Você irá encarar com uma equipe diferente de comandantes nos cânions, e estes eventos podem testar sua paciência. Uma vez que você tomou liderança suficiente para um grupo de líder te desafiar, você primeiro irá correr contra ele em um padrão de eventos de corrida de rua. Se você vencê-lo, você avançará para um dos cursos de cânion no jogo, os quais são muito estreitos e sinuosos. Aqui é uma corrida de duas partes, onde você primeiro irá perseguir o líder através de uma corrida ponto-a-ponto, e então papeis reversos na outra parte. Sua pontuação na primeira metade é baseada em quão perto você permanece do seu rival; então na segunda metade, seu rival tenta te derrotar. Estes eventos podem ser bastante desafiadores porque os cursos são tecnicamente complicados, e os lideres dos grupos tendem a ser melhor. Há também um número de formas nas quais você pode falhar instantaneamente. Se, durante uma segunda corrida, seu oponente consegue se livrar de você por mais de 10 segundos, você perde automaticamente. Mas por outro lado, se você puder ficar a frente do seu oponente por mais de 10 segundos na primeira corrida, você automaticamente vence as duas corridas. Também, cada curso é absolutamente repleto de penhascos. Isto significa que se você virar uma esquina em alta velocidade ou ângulo errado, você pode jogar seu carro penhasco abaixo, terminando a corrida imediatamente. Todos estes elementos podem fazer uma corrida difícil, mas justas. Entretanto, o fracasso de te leva de volta à primeira metade do duelo no cânion, mesmo se você falhou durante a segunda metade. È um tipo de ponto menor, mas é algo que pode tornar o duelo no cânion uma tarefa rotineira e desagradável.A estrutura dos duelos no cânion podem ser frustrantes, mas o modo como Carbon marginaliza as perseguições policiais que eram tão instrumentais e bem sucedidas em Most Wanted é ainda mais decepcionante. Os policiais ainda tem seus papel porque cada zona tem sua própria escala de calor que aumenta quanto mais você corre lá. Quanto maior o calor, maior a chance dos policiais começarem a vir atrás de você. Enquanto em Most Wanted você costumava propositalmente provocar os policiais, assim como atentados a enormes destruições de propriedades e pesadas perseguições para avançar a estória, há poucas razões em Carbon para você chamar a atenção da lei. Com a habilidade de saltar diretamente em qualquer evento do mapa, é possível e bastante fácil para você atravessar toda o modo de estória contando o número de encontros com policiais em uma mão.Deixando de lado as imperfeições estruturais, o núcleo de direção em Carbon é realmente sólido. Há uma ótima seleção de carros de mundo-real licenciados que você pode comprar ao longo do curso do jogo, os quais são três tipos diferentes de grupos de carros —tuners (modificados), muscles (alto desempenho), e exotics (exóticos). E você descobrirá que cada grupo lida diferentemente. No grupo turner, você encontrará muitos lideres esportivos japoneses melhorados, como Nissan Skyline, Subaru Impreza WRX, e Toyota Supra. E a força destes carros tendem a ser uma habilidade de deslizar nas curvas. Carros Muscle são todos aço Detroit, incluindo coisas novas como Chrysler 300 e o Dodge Challenger Concept. E também clássicos do inicio dos anos 70, como Chevy Camaro SS e Plymouth Barracuda. E embora eles tenham uma ótima aceleração na estrada, são soltos em curvas. O grupo dos exóticos é provavelmente o mais variado, com alto-final oferecendo desde Mercedes, Porsche, Alfa Romero, Lamborghini, e mais. Estes carros também tendem a exigir um nível mais alto de habilidades para serem usados corretamente.Você pode comprar carros por acordos ou você pode ganhá-los de líderes de gangues. E uma vez que você os tem, há todo tipo de atualizações que você pode aplicar neles. Há classes de atualizações de desempenho, assim como um arco-íris de cores, dúzias de adesivos de vinil, acessórios de rodas, controladores de superfície, e uma coleção de modificações exteriores para carros. Você também pode fabricar sua própria coleção de modificações com o sistema de autoescultura do jogo. É uma idéia inovadora e ótima, mas para isso precisa de ajustes incrementais demais para ter algo único. E há uma vasta variedade de partes de acessórios pré-fabricados que não exige todo este trabalho, o que significa que somente a verdadeira obsessão tirará bastante da auto-escultura.Se você manter seus olhos no prêmio, você termina Carbon em menos de 10 horas. Mas se você quiser vencer cada evento, assim como destravar todos os carros e atualizações, você pode gastar facilmente 20 horas. Há 36 corridas que aumentam em modo de dificuldade para se assumir na série de desafios, e opções de corridas rápidas permitem que você pule dentro de algo – nada que segure. A versão para Xbox 360 de Carbon também prove um componente multiplayer muito sólido, onde mais de 8 jogadores podem participar em todos os tipos de corrida encontrados no modo carreira, assim como módulos exclusivos de multiplayer, onde jogadores podem jogar tanto como policiais quanto como corredores de rua. As regras em alguns destes modos não são muito bem explicadas, podendo assim causar alguns momentos bastante confusos. Mas uma vez que você passou pela curva de aprendizagem, você pode ter alguma boa diversão em equipe. Nós também experimentamos alguns menores, mas persuasivos problemas de latência, mesmo quando não estávamos perto do limite de oito jogadores, assim como uma estranha interferência onde todo o som interno do jogo cairia pela duração de uma corrida. Tem algumas falhas, mas de novo, o real sentimento de uma corrida ainda é muito bem transferido on-line. E um sistema de experiência on-line onde você pode destravar carros adicionais ajuda a ser um pouco mais interessante. As versões para Playstation 2 e Xbox têm multiplayer split-screen, que trabalha de modo muito pobre e faz a omissão de a jogada on-line quase um insulto. Já a versão PC é equivalente a do Xbox 360.Com Palmont City aparentemente vivendo em uma noite eterna, o jogo parece reviver os jogos Need for Speed Underground, embora as mudanças de cenário em Carbon são bem mais variadas. Há uma distinta sensação de West Coast para Palmont City, e você se encontrará em distritos que se assemelham a partes mais elegantes de Los Angeles e Las Vegas. Por mais diferente que pareça da cidade Rockport em Need for Speed Most Wanted, olhos e ouvidos treinados notarão muitos elementos reciclados aqui. Veículos, objetos ambientais, texturas, e muitos elementos de som foram cortados e colados em Carbon, dando uma estranha sensação. Em alguns casos, é bom porque o ruído dos pneus e das várias engrenagens de carros ainda tem ótimo som. Mas ouvir a mesma estação de radio policial em Palmont City que ouvia em Rockport é esquisito. Há alguma música familiar e dramática em Carbon também. Apesar de ser estranho quão pobremente o jogo usa o que é na verdade uma interessante trilha sonora licenciada de rock, electro, hip-hop, e grime. Você apenas não ouvirá muito dela porque o jogo parece preferir sua própria música a maior parte do tempo.Este é um jogo que parece que foi desenvolvido para Xbox 360 primeiro porque as versões para Xbox e PS2 parecem comprometidas com exceção da versão para PC que é a melhor em relação ao PS2 e Xbox. A versão para Xbox 360 também tem aqueles viciantes pontos de conquistas para mantê-lo jogando. Apesar das conquistas em single-player tenderem a ser realmente difíceis, as conquistas on-line também exigem que você coloque muito tempo no jogo. A versão do 360 parece ótima, com alguns desajustes de imagem de moção-pesada nos cantos da tela. Tem também um bonito bump mapping, boa iluminação e efeitos de reflexos, assim como uma rotação de quadro estável e tempo de carregamento mais curto do que Most Wanted. Enquanto a versão para Xbox tem um pouco menos de luz, ele ainda parece ajustado e corre bem. A versão para PS2, por outro lado, pode ser muito feia. As texturas são confusas, há muitas margens irregulares, e a rotação de quadros está por todo lado. Quanto à versão para PC o jogo, traz uma boa iluminação, bons gráficos e necessita de configurações baixas como uma GeForce 4 série Ti e no mínimo 512 MB de memória, além de uma rotação de quadros razoável.Por fim, Need for Speed Carbon não fez o melhor uso de algumas das forças de Need for Speed Most Wanted. Muitas das mudanças feitas na fórmula de Most Wanted parece ser para o bem da mudança, mas isto tudo apenas volta para sólida ação em dirigir, a qual Need for Speed Carbon coloca como o uso adequado.

Nenhum comentário: