O sistema de controle pelo teclado é horrível
Junto com o filme vem à adaptação para vídeo game de Spider-Man 3. Está em um monte de plataformas, e nem todas as versões do jogo são as mesmas. As versões para Xbox 360 e Playstation 3 são essencialmente meras atualizações sobre o Spider-Man 2 de 2004, ao contrário das versões para Playstation 2 e Wii são massivamente reduzidos e levados de volta ao ponto de ser desajeitado. A boa notícia para os proprietários do PC é que a versão é o porto das versões para 360/PS3. A má notícia é que o esquema de controle é totalmente impossível de ser jogado a menos que você tenha um bom gamepad analógico, e um número de problemas de desempenho frequentemente atrapalham a ação.
Confira os fatos!
Spider-Man 3 amarra-se ao novo filme ao incluir alguns dos arcos chaves dele. Você verá Peter Parker em seu traje negro assim como encontrará com vilões como o Homem-Areia, o novo Duende verde, e Venom. Mas muito como Spider-Man 2, a lista de vilões não termina por ai e outros irão surgir em alguns pontos. Ao mesmo tempo em que faz sentido para os produtores estender o alcance da estória além do filme, o problema começa quando você percebe que a plataforma do filme está praticamente maquiada. Existem 10 enredos individuais para serem jogados, mas nenhum deles tem bom passo, nem se elevam ou entregam o suficiente da estória para serem colocados juntos em uma base coesa. É quase como se fosse uma montagem de diferentes Spider-Man. Você pegará todos os vilões, e nenhuma das exposições da estória. Existe tanta profundidade e perspectiva de estória aqui como no trailer do filme.Se você já jogou qualquer dos jogos licenciados do filme nos consoles, você se sentirá em casa com Spider-Man 3 desde o início. Como os jogos anteriores, Spider-Man 3 apresenta-se a você com uma versão de mundo-aberto de New York City para saltar por ela como desejar. Saltar por ai funciona muito como em Spider-Man 2, permitindo que você se cole em prédios próximos e lance rapidamente teias para que você voe por ai como quiser. Saltar pela cidade é o melhor aspecto de todo o jogo. A cidade não é gigantesca, mas existe cenário familiares o suficiente para fazer com que você queira explorar. As construções são bem detalhadas, e as ruas são repletas de carros e pedestres, e o jogo usa alguns bons efeitos de iluminação, assim como reflexos do sol em prédios, um brilho muito bonito.Claro, um elemento exigido para aproveitar os saltos, ou realmente qualquer outra faceta de Spider-Man 3, no PC é um gamepad dual-analógico. Os controles apresentados de teclado e mouse são terríveis, e tentar saltar, lutar, ou gerenciar a câmera dessa forma é inútil. Este jogo foi desenvolvido com um gamepad em mente, e nenhum apoio de teclado e mouse faz com que funcione de outra forma. Entretanto, se você tem um gamepad, você não terá nenhum problema para aprender os controles.Conforme você salta por ai, você encontrará ícones de missões abertas espalhados pela cidade. Felizmente, você não tem que sair caçando-os, uma vez que há um mapa da cidade que permite que você ache qualquer ícone de missão disponível para você. Embora Spider-Man 3 não mude sua fórmula de um jogo para o outro, a grande mudança para melhor neste jogo é a estrutura. Você não é mais forçado a completar missões laterais aleatórias para destravar novas missões de estória. As missões de estória são tratadas independentemente de uma para a outra, então você precisa somente vencer missões para conseguir mais missões. A estória em si toma umas 10 a 12 horas, mesmo se você nunca se engajou em qualquer missão lateral, então você não é forçado a sentar e jogar conteúdos pequenos que apenas prolongam o jogo. As missões laterais ainda valem à pena se você precisa de uma mudança de passo na estória, e ainda há uma porção de crimes aleatórios flutuando pela cidade para serem resolvidos. A única decepção é que poucos desses crimes aleatórios ou missões laterais são muito diferentes daquelas encontradas nos jogos anteriores, e os poucos que são diferentes realmente não se encaixam bem. Mesmo algumas das novas missões de estória parecem estranhamente deslocadas.Uma outra mudança para o jogo é a adição de mini-jogos contextuais. Claramente inspirados pelo gameplay de God of War, Spider-Man agora se envolverá em eventos programados de acrobacia e heroísmo de combate, e tudo que você tem que fazer é pressionar umas poucas teclas a tempo com o aparecimento de ícones na tela. Um exemplo é Spider-Man tendo que saltar por uma impossível e complexa serie lasers que ira disparar um alarme se bater em algum deles. Apenas bata na tecla ou movimente o botão determinado no controle e você esta pronto para seguir. Essas novas seqüências não são adições ruins, embora elas pudessem ter sido mais bem implementadas. Frequentemente há pequenos avisos de que essas situações estão prestes a surgir, então tende a existir um aspecto de tentativa e erro nelas. Os ícones podem ocasionalmente ser difíceis de discernir, especialmente se o jogo estiver usando ícones do telcado. Se houver um monte de ação acontecendo na tela, pode ser difícil de ver exatamente qual direção o jogo quer que você siga. Felizmente, o jogo quase nunca recomeça mais além do que o início de uma seqüência de mini-jogo que você acabou de começar, então a punição pelo fracasso é pequena.O sistema de câmera de Spider-Man 3 é um problema ainda maior. A câmera não sabe como mover-se atrás de você, fazendo-o correr em círculos para evitar ataques de inimigos, então você constantemente tem que reajustá-la. Se você por acaso reajusta a câmera em uma área pequena e fechada, a câmera enlouquece e você perde toda a perspectiva de onde você está ou onde o inimigo foi. Piora quando algumas das missões exigem que você salte pela cidade. Existem múltiplas missões onde você tem que saltar para uma área especifica da cidade em um tempo determinado, mas conseguir que a câmera se alinhe para que você tenha uma boa visão de onde ir em seguida é um exercício de futilidade. Você terminará falhando vezes demais por causa disso. E se você estiver em uma situação onde você estiver rastejando em uma parede ou teto, certifique-se de que você não sinta náuseas facilmente.Spider-Man 3 para PC tem aparência tão decente quanto tinha no 360 e PS3, e se você encontrar todos os sons e gráficos, ele parece um pouco melhor terminado. Ainda, o jogo nunca consegue parecer como algo elaborado para a moderna geração de jogos. A cidade traz a maioria dos detalhes, embora tenha ainda alguns problemas com a textura. A maior parte das outras coisas parecem moderadamente desgastados de um modo ou de outro. O modelo de personagem de Spider-Man tem ótima aparência, mas todas as outras pessoas parecem meio deformadas e com olhos enormes. Alguns dos movimentos de combate parecem excelentes, mas as animações são desajeitadas e artificiais, como se animações de transição estivessem faltando. Você também encontrará uma porção de falhas físicas estranhas conforme você joga, especialmente durante combate. Os inimigos ficarão pendurados em paredes ou partes invisíveis do ambiente, os objetos não se quebram apropriadamente, e mesmo Spider algumas vezes fica preso ou é recortado em paredes ou partes do cenário. A versão para PC também tem dificuldades para se movimentar ou de fluir. Não é bem um problema de rotação de quadro – o jogo todo tem enrosco sério a intervalos que parecem aleatórios, embora seja especialmente ruim quando você está saltando pela cidade. Reduzir todos os efeitos gráficos aos ajustes mais baixos somente ajuda a um grau restrito. Tentamos o jogo em vários PCs e obtivemos o mesmo resultado sempre.O áudio do jogo é previsível em sua maior parte, embora seja decente o suficiente para o que o jogo exige. Os efeitos sonoros e a música são sólidos, embora mais uma vez, saltar pela cidade pareça estranhamente silencioso. Você tem alguns ótimos sopros de vento conforme você salta por ai, mas a trilha sonora ou o corta inteiramente ou permanece muito baixa e silenciosa conforme você se movimenta. Pelo menos a música é boa durante as lutas.No fim, Spider-Man 3 tem seus momentos legais. Mas para tudo que Spider-Man 3 faz bem, faz algo pobre logo em seguida. Os problemas de câmera e apresentação, assim como o combate desajeitado, tudo isso conspira para rebaixar significativamente a experiência. E para a versão PC especificamente, os problemas de peculiaridades e desempenho dos controles dão à impressão de que este jogo simplesmente não foi otimizado apropriadamente para PC, fazendo-o uma escolha menos que ideal comparada até mesmo com versões para 360 e PS3. Spider-Man 3 tem seu mérito, mas a menos que você seja um desses fãs eternos de Spider-Man que sempre querem mais do super-herói, provavelmente não há o suficiente para Spider-Man 3 fazer valer o seu tempo.
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